A PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INFORMA A TODOS SOBRE A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A VACINAÇÃO ACONTECERÁ NAS RESIDÊNCIAS. ACESSE!
segunda-feira, 23 de março de 2020

Divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Novo do Sul inicia a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontecerá no período de 23 de março a 22 de maio de 2020, sendo 09 de maio, o dia “D” de mobilização nacional.

Na ocasião, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas. “O objetivo maior da campanha é a redução do número de hospitalização por casos da gripe H1N1, bem como diminuir a mortalidade.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes, seguras e sua composição é determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É Importante ressaltar que a vacinação acontecerá nas residências, pelas equipes das estratégias de saúde da família, devido a decorrência do Coronavírus (COVID – 19).

Pessoas com sintomas gripais, febre e/ou com sintomas que afetam seu estado geral de saúde, NÃO devem ser vacinados até que fiquem estáveis.

É necessário o cartão do SUS e o cartão de vacinação.

Não fique de fora dessa, fique ligado, previna-se, cuide-se!

Segue abaixo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde

Fases da Estratégia

Grupos prioritários

Data para iniciar a vacinação