A PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE A CAMPANHA CONTRA HEPATIES VIRAIS NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMILIA

O que são hepatites?

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

• Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D)

No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

PROGRAMAÇÃO PARA CAMPANHA CONTRA HEPATITES VIRAIS NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMILIA

ESF 01 – PRINCESA

• 17/07: PRINCESA  DE 09 AS 15 HS
  • 20/07: MUNDO NOVO DE 09 AS 15 HS
  • 28/07: VIRGINIA NOVA DE 09 AS 15 HS

ESF 02 – CAPIM ANGOLA

• 21/07: ITATAÍBA DE 8 AS 11 HS
  • 25/07: CAPIM ANGOLA  DE 08 AS 15 HS

ESF 03 – QUARTEIRÃO

• 26/07: QUARTEIRÃO E 9 AS 16 HS

ESF 04 – CENTRO NORTE

• 20/07: UNIDADE SANTO ANTÔNIO DE 16 AS 20 HS

ESF 05- CENTRO SUL

• 11/07: BAIRRO SÃO JOSÉ DE 08 AS 12 HS
  • 18/07: AMBULATÓRIO

UMA REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NOVO DO SUL ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de julho de 2017