ENTRE OS DIAS 17 E 21 DE SETEMBRO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, ATRAVÉS DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, REALIZOU A CAMPANHA DE COMBATE AO TRACOMA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.

ESTA ATIVIDADE INTEGRA AS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

05 de outubro de 2018 às 00h00.

Campanha de Combate ao tracoma nas escolas do Município

Entre os dias 17 e 21 de setembro a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Novo do Sul, através das Equipes de Estratégia de Saúde da família, realizou a campanha para combate ao Tracoma, realizada nas escolas do município. Esta atividade integra as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O evento contou com a participação do Infectologista Dr. Adenilton Pedro Cruzeiro, referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SESA, que realizou uma atualização teórica e prática sobre o tema e ainda brindou médicos e enfermeiros com uma aula sobre malária.

Neste período foram mais de 1.500 alunos examinados, pelas nossas equipes, para a detecção do agravo e os casos positivos serão notificados e tratados conforme protocolo, mediante previa autorização e aprovação dos pais e responsáveis.

Tracoma é uma doença inflamatória ocular, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

Em áreas com grande quantidade de casos ocorre um maior risco de reinfecções. Infecções repetidas da doença produzem cicatrizes na conjuntiva do olho, que podem levar ao entrópio (pálpebra em posição defeituosa com margem para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas bordas da pálpebra, tocando o globo ocular). O atrito do cílio sobre o globo ocular causam alterações na córnea que podem provocar a diminuição da acuidade visual até à cegueira.

O tracoma é responsável por prejuízos visuais em 1,9 milhões de pessoas, das quais 450 mil apresentam cegueira irreversível. Estima-se que 190,2 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas com risco de cegueira por tracoma. (Bourne et al., 2013; WHO, 2016; WHO, 2017).