NO DIA 21 DE SETEMBRO É COMEMORADO O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. DATA OFICIALIZADA EM 2005 PELA LEI Nº 11.133, ENTRETANTO, JÁ ERA COMEMORADA DESDE O ANO DE 1982. ACESSE!

NO DIA 21 DE SETEMBRO, É COMEMORADO, NO BRASIL, O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA . ESSA DATA FOI OFICIALIZADA EM* 2005 PELA LEI Nº 11.133, ENTRETANTO, JÁ ERA COMEMORADA DESDE O ANO DE 1982. O 21 DE SETEMBRO FOI ESCOLHIDO PORQUE ESTÁ PRÓXIMO DO INÍCIO DA PRIMAVERA, ESTAÇÃO CONHECIDA PELO APARECIMENTO DAS FLORES. ESSE FENÔMENO REPRESENTARIA O NASCIMENTO E RENOVAÇÃO DA LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

SEGUNDO A LEI Nº 13.146/15, A PESSOA COM DEFICIÊNCIA É AQUELA QUE TEM IMPEDIMENTO DE LONGO PRAZO DE NATUREZA FÍSICA, MENTAL, INTELECTUAL OU SENSORIAL, O QUAL, EM INTERAÇÃO COM UMA OU MAIS BARREIRAS, PODE OBSTRUIR SUA PARTICIPAÇÃO PLENA E EFETIVA NA SOCIEDADE EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM AS DEMAIS PESSOAS. ASSIM SENDO, O DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SURGIU COMO FORMA DE GARANTIR A INTEGRALIZAÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE DE MANEIRA IGUALITÁRIA E SEM PRECONCEITOS.

A DEFICIÊNCIA ATINGE DIFERENTES NÍVEIS E PODE SER CLASSIFICADA EM QUATRO TIPOS: A FÍSICA, A AUDITIVA, A VISUAL E A MENTAL. 

DEFICIÊNCIA FÍSICA

O PACIENTE APRESENTA PROBLEMAS NO SEU CORPO QUE COMPROMETEM O DESENVOLVIMENTO DE FUNÇÕES FÍSICAS. ESSE TIPO É ENCONTRADO, POR EXEMPLO, EM PARAPLÉGICOS OU EM PESSOAS COM PARALISIA, MEMBROS AMPUTADOS OU DEFORMIDADES CONGÊNITAS. 

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

AS PESSOAS COM EFICIÊNCIA AUDITIVA, POR SUA VEZ, SÃO AQUELAS QUE POSSUEM PERDA BILATERAL, PARCIAL OU TOTAL DO SENTIDO DA AUDIÇÃO. ESSA PERDA DA CAPACIDADE DE OUVIR PODE SER CAUSADA POR PROBLEMAS DIVERSOS, TAIS COMO DOENÇAS HEREDITÁRIAS, DOENÇAS MATERNAS, PROBLEMAS NO PARTO, INFECÇÕES VIRAIS, LESÕES, ENTRE OUTRAS CAUSAS.

DEFICIÊNCIA VISUAL

AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO AQUELAS QUE APRESENTAM PROBLEMAS QUE DIFICULTAM A VISUALIZAÇÃO DE OBJETOS. É CONSIDERADO DEFICIENTE VISUAL AQUELE QUE É CEGO OU APRESENTA UMA BAIXA VISÃO. VALE RESSALTAR QUE PROBLEMAS COMO ASTIGMATISMO, MIOPIA E HIPERMETROPIA NÃO SÃO CONSIDERADOS DEFICIÊNCIAS.# CREAS RIO NOVO DO SUL/ ES.

 

Data de Publicação: segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rua Fernando de Abreu, n° 18 - Centro
Rio Novo do Sul/ES - CEP: 29290-000
Telefone
(28) 3533-1120
E-mail
ouvidoria@rionovodosul.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda Sexta 07h00 às 13h00

Localização