08 de setembro de 2011 às 00h00.

No dia 31 de agosto de 2011, a Secretaria Municipal de Planejamento junto com o MEPES, Realizou no Teatro Municipal “IVO MAMERI”, o 1º Seminário sobre o Crescimento Industrial na Região Litorânea Sul e seus impactos na economia. A Companhia Siderúrgica de Ubú (CSU), unidade que a mineradora Vale vai instalar em Anchieta, litoral sul-capixaba, deverá ser responsável pela geração anual de R$ 8 bilhões no Espírito Santo. É o que previu um estudo conduzido pela Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), divulgado em agosto do ano passado. O valor representa 10% da economia do Estado. O referido Seminário contou com a participação dos palestrantes: João Baptista Martins (Sec. Municipal de Planejamento de Rio Novo do Sul), Idalgizo José Monequi (Superintendente Geral do MEPES), Alexandre Lucas Marins (Coordenador de Integração e Desenvolvimento da CSU-VALE), e o Sr. Durval Vieira de Freitas (Consultor). O objetivo do Seminário foi para que as autoridades e a população em geral tomassem conhecimento sobre as oportunidades de empregos e negócios que ocorrerão com a construção da nova Siderúrgica (CSU – VALE), que vão gerar 20.000 novos postos de trabalho, direto e indireto, e será priorizada a contratação de mão de obra local, tanto para operação, quanto para a fase de construção, com ações previstas para a capacitação dos trabalhadores da região, em parcerias com os governos Estadual e Municipal, empresas e instituições profissionalizantes.