MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL

Depois do Outubro Rosa vem o Novembro Azul... uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doença甋Ỵ甌㠞甊

08 de novembro de 2013 às 00h00.

Depois do Outubro Rosa vem o Novembro Azul... uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas quando diagnosticado e tratado no início, possui sua chance de cura muito mais elevada. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Estima-se que cerca de 400 mil homens entre 45 e 75 anos no país, possuem o Câncer de Próstata e ainda não sabem. Aderindo a esta campanha a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial: • No dia 20 (quarta-feira) haverá uma palestra sobre Saúde do Homem com o Médico urologista Dr. Altacyr Mameri no auditório do CRAS (em frente ao teatro) as 19h00min. • No dia 22 (sexta-feira) estaremos em um stand na praça, realizando orientações sobre Saúde do Homem e testes de glicemia. Homens com idade ao acima de 45 anos, procurem uma Unidade de Saúde mais próxima, previnam-se contra o Câncer de Próstata, digam NÃO ao preconceito e fiquem ligados neste movimento. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde.