NOTA DE ESCLARECIMENTO

17 de novembro de 2022 às 16h45.

O Município de Rio Novo do Sul, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, vem a público tecer alguns esclarecimentos quanto à publicação realizada nas redes sociais referente aos supostos “atrasos nos salários dos funcionários do Consórcio CIM EXPANDIDA SUL - ES.”

Inicialmente, urge registrar que o Município possui vínculo direto apenas com o referido Consórcio, mantendo em dia os repasses previstos no contrato de rateio existente entre as partes.

Já os profissionais da saúde, inclusive os médicos, são remunerados por empresas terceirizadas prestadora de serviços contratada e com vínculo direto apenas com o Consórcio, ou seja, não possui nenhum vínculo com o Município.

Assim sendo, a Prefeitura não tem o controle e a responsabilidade com o pagamento direto aos profissionais de saúde, apenas com o repasse do valor contratual ao Consórcio, o que se encontra rigorosamente em dia.

Importante registrar que os representes da Secretaria Municipal de Saúde vêm cobrando reiteradamente ao Consórcio uma posição sobre as diversas reclamações de atraso nos pagamentos, e que, mesmo diante dessa situação, nenhum profissional da saúde deixou de prestar seus serviços e atender a população.

Ademais, esclarece que os recentes desligamentos do profissionais, principalmente do médicos, se deu por questões mercadológicas, posto que receberam propostas financeiras mais vantajosas, não sendo possível continuar no Município.

Por fim, a atual Administração reafirma seu compromisso com a população rionovense e informa que está buscando alternativas não só para pressionar o Consórcio e as empresas terceirizadas a efetuarem o pagamento dos valores já repassados, como para suprir a necessidade na área da saúde, colocando-se à disposição de todos para maiores esclarecimentos.