Saúde da Mulher

O Câncer do Colo do útero, dentre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando a perto de 100%, quando diagnosticado precocemente e podendo ser tratado em nível ambulatorial em cerca de 80% dos casos.

06 de agosto de 2015 às 00h00.

A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas (rastreamento), por meio do exame citopatológico (Papanicolaou), permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

Pensando nisso, as Equipes de Saúde da Família vem promovendo mensalmente em horários noturnos, campanhas para coleta de exames preventivos do câncer de colo do útero, a fim de facilitar o acesso às mulheres que não podem usufruir deste serviço nos horários habituais. As campanhas acontecem toda 3ª terça-feira de cada mês, ate às 20 horas.

A Comissão Intergestores Regional CIR-SUL é formada por 26 Secretários Municipais de Saúde da região. A CIR-Sul tem promovido além de reuniões ordinárias realizadas na Sede da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, também, reuniões itinerantes dos Secretários Municipais de Saúde e Câmara Técnica de Saúde uma vez por mês, sendo que estas são realizadas nos municípios.

Neste momento os Secretários Municipais de Saúde e Câmara Técnica de Saúde discutem políticas públicas e pactuam ações que objetivam construir diretrizes do sistema de saúde dos municípios participantes.

No último dia 01/06, foi o momento do município de Rio Novo do Sul sediar este encontro de Secretários Municipais de Saúde e membros da Câmara Técnica de Saúde, onde foi criado espaço privilegiado para a negociação, pactuação, planejamento e avaliação da Gestão das Políticas de Saúde.