ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE GUARAPARI, O DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AO DIA 7 DE SETEMBRO, CLIQUE E CONFIRA!
segunda-feira, 24 de setembro de 2018

DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AO DIA 7 DE SETEMBRO

Aconteceu no município de Guarapari, o Desfile Cívico em comemoração ao dia 7 de setembro, e para abrilhantar o evento, a comitiva de Rio Novo do Sul elucidou sua história com grupos de descendentes de imigrantes italianos e suíços.

O desfile foi aberto com a presença da jovem Heloisa Decoté Morello trajando uma roupa que enfatizava a economia do município: banana, café e leite.

O Grupo de Dança Italiana di Ballo Luce dei Monti, da comunidade de Mundo Novo, fez uma brilhante apresentação durante o desfile encantado a todos que faziam presentes.

O grupo de descendentes suíços com seus belos trajes típicos representou as 12 famílias, composta por 90 pessoas, que chegaram a colônia de Rio Novo em 1856. As famílias foram: Fischer, Hemerly, Hoffman, Jappert, Kobi, Layber, Obrist, Rohr, Scheidegger, Scherrer, Staufer e Wetler. Posteriormente chegaram as famílias Decoste e Diirr.

Realização: Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul

Histórico do Grupo de Dança Italiana di Ballo Luce dei Monti

O grupo é composto de 24 integrantes empenhados em resgatar e divulgar a história da sua comunidade colonizada por italianos.

O objetivo é Resgatar a cultura dos nossos antepassados e não deixar que essa morra, pois ela é fundamental na vida de nossas famílias.

Sua primeira apresentação ocorreu no dia 16 de julho de 2010.

Posteriormente se apresentaram em:

- Apresentação para o ex governador Renato Casagrande e para o atual governador Paulo Hartung, ambas em Rio Novo do Sul;

- Apresentação no município de Presidente Kennedy em 2010;

- Apresentação no município de Piúma em 2011;

- Apresentação em duas festas do Imigrante Suíço de Rio Novo do Sul;

- Apresentação na festa em comemoração aos 45 anos da Escola Família Agrícola de Rio Novo do Sul;

- Apresentações após as Missas Italianas realizadas na comunidade de Mundo Novo em 2013 e 2014. Além dessas, o grupo fez muitas outras apresentações por todo o município.

O grupo ficou parado por um ano por falta de integrantes que saíram para fazer o curso superior, mas a população sempre pedia para retornar.

Então, no início de 2017 retornaram os ensaios e convidaram pessoas da sede e comunidades para integrar na equipe.

Confira as fotos da participação em Guarapari