A Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul abre este espaço para ouvir você, cidadão rionovense!
domingo, 01 de agosto de 2021

A AUDIÊNCIA PÚBLICA é um importante instrumento de presença do Governo junto à sociedade. Com amparo na Lei de Responsabilidade Fiscal, representa uma forma de participação e controle popular sobre a administração pública. Visa, nesse contexto, a informar, promover o debate, esclarecer dúvidas e questionamentos e, sobretudo, a ouvir opiniões e captar propostas de solução para os principais desafios enfrentados pela sociedade no âmbito do Governo Municipal.

A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) é o instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

O PLANO PLURIANUAL (PPA) é o instrumento de planejamento estratégico de suas ações, estabelecendo as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos, contemplando um período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte, garantindo a continuidade administrativa dos programas fixados ou em andamento. É constituído por macro objetivos, que devem ser alcançados pela administração pública, e de grande impacto para a população, como a redução da pobreza, emprego e geração de renda, segurança, saúde e educação, etc. Para alcançar esses objetivos, a ação de Governo se organiza em programas que visam solucionar problemas, atender demandas ou ainda criar oportunidades de desenvolvimento e crescimento para as populações das cidades e do campo.

Em época de pandemia é necessário ajustar as coisas a fim de ouvir os anseios e contribuições da sociedade. Participe da Audiência Pública para elaboração do PPA 2022-2025 e a LOA 2022, sem sair de casa.

Período: 01 de agosto a 15 de agosto de 2021

A participação popular é primordial na audiência pública, pois é a partir da sua contribuição que o Poder Executivo Municipal elaborará o Plano Plurianual de Aplicações (PPA) 2022-2025 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2022, que serão encaminhados à Câmara Municipal.

Acesse o link abaixo de onde estiver e deixe sua contribuição!