ACONTECEU NOS DIAS 15 E 16 DE ABRIL NO AUDITÓRIO DO CRAS UMA CAPACITAÇÃO SOBRE TUBERCULOSE MINISTRADA PELA ENFERMEIRA HEDILAMAR DA GRAÇA FERREIRA. ACESSE!
segunda-feira, 29 de abril de 2019

TREINAMENTO TUBERCULOSE

Aconteceu nos dias 15 e 16 de Abril de 2019 no Auditório do CRAS de Rio Novo do Sul uma capacitação sobre TUBERCULOSE ministrada pela Referencia Técnica Regional Enfermeira Hedilamar da Graça Ferreira.

Esta capacitação teve a finalidade de orientar as Equipes de Estratégia de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde bem como a Vigilância em Saúde Municipal para os desafios enfrentados no diagnóstico precoce desta enfermidade que tem cura, com tratamento disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

O QUE DEVEMOS SABER?

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Como prevenir a tuberculose?

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias.

Como a tuberculose é transmitida?

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

PREFEITURA DE RIO NOVO DO SUL - ES

Portal desenvolvido e mantido por Ágape Consultoria