A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVE A CAMPANHA DE COMBATE AO TRACOMA!

A CAMPANHA ACONTECE NAS ESCOLAS DE NOSSO MUNICÍPIO ATRAVÉS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. CLIQUE E CONFIRA!

12 de setembro de 2017 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Saúde com Apoio da Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Programa

Saúde na Escola (PSE) com a Campanha de Combate ao TRACOMA.

O que é Tracoma?

O tracoma é uma infecção bacteriana grave dos olhos, que pode conduzir à cegueira. Costuma ser sofrida nos países em desenvolvimento, com escasso acesso a água corrente e com poucas medidas preventivas de saúde, sendo a principal causa de cegueira evitável no mundo.

É uma doença crônica que causa infecções repetidas nos olhos. Estas infecções produzem a inflamação permanente dos olhos (conjuntivite) e, consequentemente, a formação de cicatrizes que retraem a pele da pálpebra. Finalmente, as pálpebras se contraem até o interior dos olhos, danificando-os com os cílios e produzindo a perda de visão.

Causas do Tracoma:

O tracoma é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta é transmitida através das mãos, roupas ou moscas que se aproximam da área ocular.

A doença costuma ser transmitida entre crianças e mães que cuidam delas. É frequente que afete vários membros de uma mesma família.

Sintomas do Tracoma:

A infecção aparece durante a infância, mas não é até a idade adulta que a cegueira desenvolve. A doença progride silenciosamente ao longo de vários anos com a seguinte evolução:

• Inicialmente, se produz a inflamação do tecido que reveste as pálpebras e os olhos (conjuntivite), que vai acompanhada normalmente de secreção ocular.
  • Posteriormente, se produzem cicatrizes dentro dos olhos que provocam a inversão da pálpebra.
  • Finalmente o roçar dos cílios com o olho provoca mais danos na conjuntiva (pele transparente protetora do olho) e a córnea (parte transparente anterior do olho que serve para focar imagens) até que se produz a opacidade da córnea e a perda de visão total.
  • A infecção do olho pode ser acompanhada de inflamação dos gânglios linfáticos justamente na frente das orelhas.

Programação campanha PSE / TRACOMA nas Escolas.

DIA

11/09/2017 (segunda-feira)

EEEFM WALDEMIRO HEMERLY

12/09/2017