Cultura

BIBLIOTECA

Em 1944 foi fundada, pela Prefeitura Municipal, uma biblioteca municipal, sendo a maior parte dos livros doados pela população do Município, para qual se fez uma campanha.

Foi designado para secretário da referida biblioteca o Sr. Miguel Hemerly Elias, o qual atendia, ainda, as funções de bibliotecário.

A Biblioteca Pública Municipal, posteriormente a sua criação, foi registrada no Instituto Nacional do Livro. Este Instituto fazia remessa de livros, periodicamente.

Essa biblioteca, que foi instalada em uma das dependências do edifício da Prefeitura Municipal, funcionou até 1962, tendo sido paralisado o seu movimento. Os livros que eram cedidos por empréstimo, na sua maior parte não eram devolvidos, o que contribuiu para o empobrecimento do patrimônio da biblioteca.

Cuida-se, no momento, da criação de nova Biblioteca Municipal, com a contribuição do povo do Município. Espera-se, quando este opúsculo for editado, a biblioteca esteja em perfeito funcionamento.

 

ESCOLAS

Grupo Escolar “Bodart Júnior”

O Município de Rio Novo, até o ano de 1934, só possuía Escolas isoladas.

Destacam-se antigos professores da vila os Srs. Theophilo Paulino da Silveira e Ranimiro Ribeiro dos Santos, a Professora Fanny dos Santos Gonçalves, Benedito Voss entre outros.

Em janeiro de 1935 foi criado o Grupo Escolar “Bodart Júnior”, tendo sido nomeado seu primeiro Diretor o Prof. José de Oliveira Mattos, pelo decreto n° 5.705, de 25 de janeiro de 1935, sendo este, filho de Rio Novo.

Colégio Sul-Americano

Este colégio foi fundado pelo Pastor Batista João Moreira como primeiro educandário de ensino médio surgido em Rio Novo do Sul e muito tempo tem contribuído para a formação intelectual da juventude. É mantido pela 1ª Igreja Batista.

Ginásio “Rio Novo do Sul”

A Sociedade Cultural “Major Caetano”, fundada nesta cidade de Rio Novo do Sul em 1958, com o fim específico de difundir o ensino secundário a alunos de ambos os sexos, com personalidade jurídica adquirida em 22 de julho de 1958, providenciou, desde logo, a fundação e a instalação de mais 01 ginásio, nesta cidade. Assim, depois de preenchidas todas as formalidades legais pelo seu presidente o Dr. Ivo Mameri ou Antônio Dias de Azevedo, foi autorizado, pelo Ministério da Educação e Cultura, por precário, podendo ser realizado o exame de admissão ainda em 1959.

O Prof. Dr. Ivo Mameri – presidente da Sociedade Cultural “Major Caetano”, muito se esforçou para fundar o “Ginásio Rio Novo do Sul”, bem como outras pessoas de destaque da nossa sociedade, cujos nomes constam do arquivo do citado ginásio.

Foi primeiro diretor do Ginásio Rio Novo do Sul o Dr. Miguel hemerly Elias.

Escola da Família Agrícola

Existem também no Município a “Escola da Família Agrícola Osmar Longui” mantida pelo Movimento Educacional e Promocional de Espírito Santo (MEPES), dirigido pelos Padres Jesuítas, seguindo um modelo francês de educação técnica agrícola de nível 1° grau, destinada aos alunos filhos de proprietários rurais.

Esta escola foi fundada pelos Padres Jesuítas em 1970, quando administrava o município o Prefeito Justino Mameri, em terreno doado pela Prefeitura na administração anterior do prefeito Áureo Viana. Dirigia a Paróquia o dinâmico Padre João Confalonieri que, mobilizando a comunidade, muito ajudou.

 

BANDA DE MÚSICA

A Lira 23 de dezembro foi fundada no ano de 1956 pelo então prefeito Áureo de Oliveira Viana.

Atualmente é dirigida por um de seus fundadores responsáveis, o Sr. Oliveira Nunes.

A Banda realiza retretas mensais na praça pública da cidade. Colabora para abrilhantar as festividades cívicas e religiosas.

Já se apresentou em outros municípios do Estado, como Iconha, Alfredo Chaves, e até em cidades de outros Estados, como Carangola e Muriaé.

Fonte:
ELIAS, Miguel Hemerly. Rio Novo do Sul (Opúsculo) - Espírito Santo - Brasil. 1ª Edição, 2004

 

Boletim Informativo

  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 07h00 às 13h00

Telefone

(28) 3533-0388

E-mail

ouvidoria@rionovodosul.es.gov.br

Endereço

Rua Capitão Bley, nº 08, - Centro, Rio Novo do Sul/ES - CEP: 29290-000

Localização

Copyright © Prefeitural Municipal de Rio Novo do Sul. Todos os Direitos Reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.