Geografia

TOPOGRAFIA

 O relevo de Rio Novo do Sul é  modelado com rochas cristalinas, bastante montanhosas, sendo comum à ocorrência de pontos e enormes blocos rochosos, com grandes sulcos verticais.

           Todo o conjunto pertence a Serra da Mantiqueira, sendo considerado como parte de uma cadeia frontal.

           Faz parte desse maciço rochoso a famosa Pedra do Frade e a Freira, com cerca de 370m de altitude, que, entretanto, pertence ao Município de Vila de Itapemirim.

           Destaca-se ao Norte a Serra Richmond. A altitude oscila de alguns metros até 600 m de altitude.

           A sede Municipal está aproximadamente 60m de altitude.

            O território do Município de Rio Novo do Sul é bastante acidentado, com inúmeras elevações e poucas planícies. Pode-se calcular em quase 50% de terrenos acidentados. Existem, também, muitas pedreiras no seu solo. Não existem picos.

SITUAÇÃO

Coordenadas da sede:

Latitude S – 20.º 49’ 30”
Longitude WGR – 41.º 00’ 00”

LIMITES

Os limites do Município de Rio Novo do Sul, em vigor, foram estabelecidos pela lei n.º 779, de 29/12/1953, estadual, vigorando a partir de 1.º de janeiro de 1954. O Município de Rio Novo do Sul possuía uma área territorial bem maior. Com sucessivas leis, estabelecendo novos limites, essa área ficou bastante reduzida.

SUPERFÍCIE

A área atual, ocupada pelo Município, é de 194km².

CLIMA

 O clima varia de conformidade com as altitudes das localidades, bem como a mudança das estações climáticas do ano, certamente.

Com a devastação de suas matas, pois, as reservas florestais do Município são pequenas, atualmente o clima vem sofrendo alterações acentuadas, o que vem acontecendo, também, na maior parte dos municípios brasileiros.

            Neste município ninguém se dedica ao reflorestamento em suas terras.

            A média da temperatura é de 22.º a 30.º, nos lugares mais baixos, e de 20.º a 27.º nos lugares altos. Isto no verão. No inverno a temperatura cai alguns centígrados, o que é natural.

HIDROGRAFIA
 

Os rios principais que atravessam o Município são: o Rio Novo e o rio Itapoama.

            O Rio Novo delimita Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim com este Município.

            O Rio Novo, até o ano de 1930, aproximadamente, foi navegável, desde a sua foz até a primeira cachoeira formada pelo mesmo, na localidade desde município, denominada Cachoeira do Rio Novo. Pelo referido rio eram feitas, por comerciantes desta cidade, então Vila, exportação e importação de mercadorias, por canoas, principalmente a exportação de café pilado, para as localidades de Piúma e Barra do Itapemirim, portos marítimos.

            Com a construção de estradas rodoviárias e com a diminuição constante das águas do Rio Novo, foram paralisadas as navegações por canoas, pelo mesmo, em caráter comercial.

            O Rio Novo, em suas cabeceiras, possui lindas potentes quedas d’águas, ótimas para serem aproveitadas para usinas hidrelétricas de média potencialidade. A administração municipal possui estudos dessas cachoeiras, feitos por engenheiros do Estado, mas, devido ao alto custo das construções das usinas, e dada a pequena renda do município, na ocasião dos levantamentos feitos, em 1945, essas quedas d’água não foram, e ainda não estão sendo aproveitadas, ainda mais que o município está sendo servido por energia elétrica da Escelsa – Espírito Santo Centrais Elétricas S.A.

            O Rio Itapoama, em certo trecho do seu percurso, delimita este Município com o Município de Iconha. Esse rio também possui cachoeiras aproveitáveis para instalação de pequenas usinas hidroelétricas.

            Banham, ainda, o Município, o ribeirão Concórdia, os córregos Princesa, Arroio das Pedras, São Vicente, São Caetano, São Domingos, Santa Rita, Capim Angola, Richmond, São Benedito, Santo Antônio do Rio Novo e outros.

            Toda área do Município é bem servida por fartos mananciais de águas cristalinas para saciar a sede de seus habitantes. Que DEUS os serve, sempre, fartos de água.

POPULAÇÃO

O Município de Rio Novo do Sul  possuí uma população segundo o IBGE de 2000 = 11.273 habitantes.

 Sendo:          5.777 habitantes na área urbana

                      5.496 habitantes na área rural

                      5.717 habitantes do sexo feminino

                      5.760 habitantes do sexo masculino

 Sua taxa de natalidade é de 3,96% anual . Taxa de mortalidade é de 3,60% anual .

Os grupos étnicos, predominantes na região são: italianos, alemães, suíços, portugueses, belgas e franceses.


LOCALIZAÇÃO E DIVISÃO

A sede Municipal vista em linha reta, dista 91 km da capital do Estado

O Município está situado na Mesorregião Espírito-Santense e na Microrregião do Litoral Sul Espírito-Santense. Possuí uma área de 198 km que representa 7,25% da microrregião à qual pertence e 0,43% da área total do Estado.

Rio Novo do Sul está integrado à fisiográfica denominada “Itapemirim”, tendo como divisas municipais atualmente:

 - Ao Norte com o Município de Alfredo Chaves

- A Leste com os Municípios de Iconha e Piúma

- Ao Sul com o Município de Itapemirim

- A Oeste com o Município de Vargem Alta

 

Fonte:
ELIAS, Miguel Hemerly. Rio Novo do Sul (Opúsculo) - Espírito Santo - Brasil. 1ª Edição, 2004

Boletim Informativo

  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 07h00 às 13h00

Telefone

(28) 3533-0388

E-mail

ouvidoria@rionovodosul.es.gov.br

Endereço

Rua Capitão Bley, nº 08, - Centro, Rio Novo do Sul/ES - CEP: 29290-000

Localização

Copyright © Prefeitural Municipal de Rio Novo do Sul. Todos os Direitos Reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.