04 DE OUTUBRO É O DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE ENDEMIA!

A Secretaria Municipal de Saúde Parabeniza todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias pelo seu dia.

acs.jpgDia 04 de outubro é o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Endemias.

Personagens fundamentais da cadeia de Atenção Primária são eles quem estão mais próximos dos problemas que afetam a comunidade. Eles se destacam pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exercem. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.

Tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.

Entre as principais funções dos agentes está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, eles entram em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminham à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções.

Enfim, os Agentes de Saúde auxiliam na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região.

Data de Publicação: quarta-feira, 04 de outubro de 2017