INFORMATIVO! O MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇOU NESTE ANO DE 2020 O PROGRAMA PREVINE BRASIL, PROGRAMA QUE DEFINE A DESTINAÇÃO DAS VERBAS AOS MUNICÍPIOS PARA FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE. CLIQUE E CONFIRA!

PREVINE BRASIL

A partir de 2020 com o lançamento do programa PREVINE BRASIL pelo Ministério da Saúde, a destinação de verbas aos municípios para financiamento das Ações de Saúde será baseada na população cadastrada pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família e da Atenção Primária a Saúde.

Para realizar o cadastro no sistema de Informação da Atenção Básica e-SUS AB e utilizar todos os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde do município é necessário a realização da atualização dos dados do CARTÃO DO SUS.

Então:

Se você mudou de cidade;

Se você tem um numero de cartão do SUS que não inicia com o numero 700...

Se você não possui cartão do SUS;

Procure a Secretaria de Saúde para atualizar seus dados no sistema!!!

CARTÃO DO SUS:

O CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE

cartão SUS é um documento emitido pelo Governo Federal, que permite a qualquer cidadão brasileiro ser atendido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS,  em qualquer lugar do país.

O cartão possui um número único de registro, e todos os procedimentos realizados pelo paciente são registrados e vinculados a este número, como  últimas consultas, unidades de atendimento, data e horário, últimos medicamentos prescritos e quais serviços do SUS foram disponibilizados.

COMO FUNCIONA O SUS?

O SUS dá direito a atendimento médico gratuito a todo cidadão brasileiro, independente de condição financeira, classe, cor, opção sexual, orientação política e qualquer outro fator. Para ter direito ao atendimento, basta que o cidadão compareça a uma das unidades do seu bairro, em casos “sem urgência” e espere na fila do dia para efetuar o seu cadastro.

Para fazer o cadastro do SUS e conseguir a sua carteirinha, basta estar munido de um documento de identificação com foto, como o RG e também do seu comprovante de residência. Em apenas alguns minutos a folha com sua “carteirinha” estará impressa e você fará parte dos registrados no sistema.

Nele estará descrito o seu nome, data de nascimento, sexo e o seu número de identificação no sistema, juntamente com um código de barras.

Hoje a carteirinha é apenas um papel, recomendamos que ao sair do posto de atendimento, você plastifique o seu cartão.

COMO FAZER SEU CARTÃO DO SUS

Para fazer o seu cartão basta se dirigir até Secretaria Municipal de Saúde de seu Município ou em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos pessoais:

• RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Número de PIS/PASEP
  • Comprovante de Residência