Rio Novo realiza a 1ª Conferência Municipal de Cultura em noite marcada por debates e propostas para o setor

20 de outubro de 2023 às 08h42.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura, realizou a 1ª Conferência de Cultura do município. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (18), no CRAS, e contou com a presença de dezenas de fazedores de cultura de Rio Novo, visitantes de outras cidades, secretários e servidores municipais. O artesão e poeta Felício leu um de seus textos para abrir o evento, que contou com as presenças do prefeito Nei Castelari, da primeira dama Luzi lane Diirr, dos secretários Paulo Amaral (Planejamento), Dayana Pessine (Educação), Cristiane Dutra (Assistência Social) e do secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Cultura, André Zambi, que antes do evento esteve representando o município em Vitória na inauguração da nova sede da Secretaria Estadual de Turismo, no Forte São João.

O prefeito Nei Castelari ressaltou a importância do evento e união do setor para a promoção das atividades culturais no município, e o apoio da administração à cultura. Sob a organização do coordenador de Cultura e Turismo Naelson Melo, a conferência contou com palestra da subsecretária de Estado de Políticas Culturais Carolina Ruas Palomares, que explanou sobre a atual realidade da cultura em âmbito nacional e estadual, com foco no tema Democracia e direito à Cultura.

Após os debates dos eixos temáticos do evento, que formularam sugestões a serem apresentadas na Conferência Estadual, foi realizado um momento de confraternização com apresentação dos cantores Getúlio De Oliveira e Emerson Tchê.